sábado, 24 de abril de 2010

RECORDAR É VIVER

Num passeio pelo Google, decidi capturar estas três imagens de graffiti que até hoje mais me encantaram. São de Maurício Villaça, que morreu em 1993 deixando às novas gerações uma herança cultural e artística da melhor qualidade.
Todos os desenhos deste post datam de 1988, ano em que eu cheguei a São Paulo [onde morei até 1998]. Quando vi esses graffiti nas paredes de Sampa me apaixonei no ato. Primeiro pela beleza e sofisticação, depois pela reinvenção estética que Villaça fez da figura da pin-up, que eu adoro.
A obra de Maurício Villaça se destacou diante dos meus olhos, embora na época _final dos anos 80 até meados dos 90_ eu tenha tido o privilégio de acompanhar outras preciosidades. Cito aqui também os trabalhos incríveis de Alex Vallauri [precursor do graffiti em SP], Hudinilson Jr. e Eduardo Castro.
Maurício Villaça foi um mestre na utilização do stencil [ou estêncil] em sua arte urbana.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

SALVE JORGE

Hoje é dia de Jorge, o santo guerreiro. Lembrei deste desenho que eu fotografei há dois anos numa parede no bairro do Bonfim. A qualidade da imagem não é das melhores, mas vale a lembrança neste dia especial. Salve Jorge!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

RETRATO 3X4

É quase uma fotografia este graffiti, um dos inúmeros pintados no viaduto do Politeama. O trânsito é intenso no local.

terça-feira, 20 de abril de 2010

PISANTE GRAFITADO

Eu não resisti ao ver este tênis na loja Adidas Originals, no Rio de Janeiro. Comprei no ato e quase não tiro dos pés. Ele é da série Superskate e traz graffiti assinado por Mark Gonzales.Também conhecido como "Gonz", Mark Gonzales [nascido em 1968, na Califórnia, e atualmente vivendo em Nova York] é artista e skatista profissional. Na verdade, ele é uma lenda viva do skate. Seus trabalhos romperam a barreira das ruas e foram parar também em galerias e museus. Ao mesmo tempo, Mark continua assinando novos modelos de tênis para a Adidas. Qualquer dia desses passo para conferir na loja da marca que já existe no Shopping Iguatemi de Salvador.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

PONTE AÉREA BA-SP

Capoeira cibernética em Salvador

Figura gótica em Sampa

sábado, 17 de abril de 2010

Ó, PAÍ, Ó!

Fotografei este graffiti hoje na Cidade Baixa. Achei hilário.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

VIOLÊNCIA NÃO

De arma em punho

Olhar amedrontador

Banana de dinamite???...

domingo, 11 de abril de 2010

KUZA

Acho incrível o trabalho de Mark Pfohl, aka Markuzabahia, ou simplesmente Kuza, como ele costuma assinar. Confira abaixo cinco exemplos que eu fotografei nas ruas do centro de Salvador. Aproveite e visite o site do cara: http://markuza.com.




sábado, 10 de abril de 2010

RUA CHILE

As figuras abaixo foram captadas em tapumes na Rua Chile, que já não existem mais pois as obras no local foram concluídas.


quarta-feira, 7 de abril de 2010

STREET SAMPA

Estes dois graffiti eu fotografei em São Paulo. Gosto muito do traço.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

CAMPO GRANDE

Como em toda grande cidade, o centro de Salvador está repleto de graffiti. Confira abaixo alguns deles em detalhes.

STELA MARIS

O graffiti já deu as caras na Praça Guaratuba, recém-inaugurada em Stela Maris.